04/11/2013 - Luiz Otavio é o segundo maior "ladrāo" de bolas da série B

 

O melhor ataque é a defesa

Publicado em 16/10/2013 - 20:26 por  | Comentar

CategoriasIcasa

 

  
Enviar para o Kindle

 

Criticada desde o início do Campeonato Brasileiro Série B, a defesa do Icasa é a grande responsável pelo equilíbrio alcançado pelo clube na competição. Afirmo isso baseado nos números. A retaguarda alviverde é a terceira melhor do returno da Série B (atrás apenas de América/MG e Palmeiras) com apenas 10 gols sofridos. Nos últimos seis jogos tomou três gols e está a exatos 280 minutos sem ser vazada.

Defesa sólida é a arma do Icasa

Defesa sólida é a arma do Icasa

A fase do goleiro João Ricardo contribuiu decisivamente para a melhora defensiva do Verdão do Cariri. O camisa 1 tem operado verdadeiros milagres, em jogadas decisivas. Nesse tempo de invencibilidade, praticou defesas incríveis contra Oeste, Joinville e Palmeiras.

O trio de zagueiros é o ponto forte da marcação icasiana. O experiente Preto Costa passou confiança para os bons Naylhor e Luiz Otávio renderem bem mais que no início da Série B. Além da velocidade, o desarme é outra característica dos defensores alviverdes. Os números confirmam. Luiz Otávio é o segundo melhor jogador nesse quesito na competição, com um total de 100 desarmes (perde apenas para o volante Márcio Passos, do América/RN, com 122).

O técnico Sidney Moraes também tem muito mérito na evolução defensiva do Icasa. Volante de forte marcação como jogador, cobra essa característica dos seus comandados. Mesmo perdendo volantes como Da Silva e Radamés, o treinador encontrou no próprio elenco alternativas para manter a “pegada” no meio-campo. A marcação é quase individual, aproveitando a rapidez dos defensores.

Bem na defesa, o Icasa passou a ser um time perigoso nos contra-ataques. Com jogadas pelas laterais (principalmente com o excelente Neílson pela direita), mata os adversários em contra-golpes mortais. Assim somou a maioria dos pontos fora de casa. Assim já garantiu pontuação suficiente para não ser rebaixado. Assim se mantém próximo ao G-4 e com chances reais de acesso. Assim contraria algumas teses no futebol. E vai atacando com a defesa.

 

COMENTÁRIOS

 
   

© GP Soccer Assessoria Esportiva - 2010 - Todos os direitos reservados - Site desenvolvido por agencia.ws